terça-feira, 29 de maio de 2012

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!






No último domingo, dia 27/05, foi realizado em Belém a segunda marcha das vadias, contra qualquer tipo de violência contra a mulher. Quais as questões de gêneros e papel social de mulheres e homens na sociedade atual?
As mulheres ocupam uma série de responsabilidades fora e dentro de casa, trabalha fora, mais fica monitorando durante todo o dia a rotina da família, o celular é um aliado forte nessa árdua tarefa e o homem?
Ao longo do tempo mulheres e homens desenvolveram papeis sociais diferentes, as desigualdades sociais existente, sempre prejudicaram mais a figura feminina.
Para a sociedade machista e excludente o homem deve trabalhar para prover sua família, ele tudo é permitido, o homem chega do trabalho e está cansado, quase nunca se permitir saber como foi à rotina da família durante o dia, muitas vezes sabendo que a mulher tem a sua mesma rotina, também trabalhando fora, mesmo assim ainda acha que cabe a ela a organização da casa, a educação dos filhos, nunca se permitindo fazer uma auto avaliação do seu papel de homem, pois “coisas de casa, é coisa de mulher”.
Mais a realidade está mudando, não que haja menos violência sexual, machismo, violência domestica, discriminação, mas  hoje há mais recursos e formas de denunciar, a nova juventude que está participando dos movimentos sociais, é em grande maioria liderada por mulheres que vem aos poucos ocupando seu lugar no cenário político nacional, ainda não está como deveria, mais já há um grande passo par que a participação da mulher seja mais efetiva e decisiva para a construção de uma sociedade justa e sem machismo, por isso LUGAR DE MULHER, É ONDE ELA QUISER.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

EXECUÇÕES





Após a Chacina de Icoaraci, em novembro de 2011, venho observando com maior atenção as execuções na área metropolitana de Belém, todos os dias há uma ou mais execuções na grande Belém.
A polícia sempre nos induz a acreditar que são execuções, acertos de conta, envolvimento com o tráfico, em fim, sempre os jovens, pobres e negros estão envolvidos nesse tipo de crime. Apesar que em alguns casos sabemos que essas acusações são verdadeiras, mais também há casos que a família,  a comunidade diz que o jovem não estava envolvida em nenhuma prática criminosa, como foi o caso dos jovens da chacina de Icoaraci.
Por tanto cabe um estudo mais aprofundado nesses casos de execuções ou extermínios, pois está ficando claro que há grupo de extermínio matando nas periferias de Belém, que um dos critérios é ser pobre, negro, é está no lugar errado, na hora errada, mais será?
Quem está por trás desses assassinatos, a quem interessa que pobres da periferia de Belém sejam mortos, devemos nos mobilizar para combater essa prática, para quebrar com esse ciclo que empurra nossos jovens para morte.

A Pedagogia do Quintal.



A ONG ICOARACI PERIFERIA, tem um espaço privilegiado,  localiza-se no seio da periferia do bairro do Cruzeiro em Icoaraci, tem um belíssimo quintal, onde trabalhamos o cuidado com o meio ambiente, as brincacadeiras já esquecidas em muitos bairros, como: a brincadeira de roda, a brincadeira da cadeira, a mata, o esconde-esconde, resgatando assim o BRINCAR tão importante para formação do caráter.
Uma vez por semana vamos ao quintal, extravasar, pular e brincar, a Pedagogia do Quintal, o quintal da Vovó, aqui o Quintal da ONG, como já é conhecido entre nós.

Gravidez na Adolescencia.


Todos os dias percebo um número grande de meninas grávidas, principalmente nas periferias, onde as políticas públicas não chegam. Meninas perdem suas infâncias, tornam-se mulheres, donas de casas e mães solteiras. Como prevenir essa situação? Como regastar sua infância perdida, seus estudos interrompidos, crianças responsáveis por outras crianças.
A ONG ICOARACI PERIFERIA VIVA, está lançando em Agosto o Projeto Proteja sua Infancia  que visa trabalhar a prevenção com meninas e meninos  dos 10 aos 15 anos de idade, através de palestras, oficinas pedagógicas, incluindo  principalmente a família e toda a comunidade do entorno, uma vez que estamos a 500 metros da ORLA DE ICOARACI, onde a exploração sexual e o trabalho infantil é constante.
A Prevenção é um trabalho árduo, uma vez que esse tema ainda é tabu em muitas famílias, pais e mães não sabem como abordar o assunto, que faz parte cada mais cedo no mundo  das crianças, cada vez mais novas, de formas deturpadas.
Não podemos nos furtar de introduzir esse tema em nossos trabalhos, pois a gravidez na adolescencia uma constante que as famílias vivem diariamente, deixando muitas crianças desamparadas, e aumentando as filareiras da exclusão social e alimentando o ciclo da pobreza.
Mais se faz necessário um investimento mais audacioso nas escolas públicas, trabalhando a Educação Sexual,  todos devemos ser responsáveis para devolvermos a nossas crianças e adolescentes o seu futuro - para que possam ser PROTAGONISTAS DE SUA HISTORIA, devemos criar oportunidades reais.

sábado, 19 de maio de 2012

Homenagem aos Seis adolescentes que foram assassinados em 19/11/2011.


Na flor da idade foram retirados do seu de suas famílias,
Seus sonhos foram interrompidos,
Seus sorrisos foram calados,
Suas vozes foram silenciadas.
Mas suas sedes de justiça permanecem vivo
Em cada coração, em cada jovem, quantos
Izac, João Paulo, Gabriel, Paulo Vitor,Samuel e João Paulo... Terão que tombar,
Vocês estão vivos em cada um de nós
Multiplicaremos 6x6x76 vozes pedindo justiça,
Pedindo paz.
Vocês se tornaram símbolos de justiça,
Estrelas permanentes iluminadas irradiando força
Para que cada mãe, cada pai, cada jovem possa regrar a semente de
Justiça social que brota em nossos corações.
Seremos vigilantes, dias após dia, multiplicaremos desejos e sonhos
Que vocês acalentavam, nós estaremos aqui enquanto outros tombarem
Vigiando e lutando para mudar essas estatísticas.
Viva a vida!
Hoje cada um de nós vai dizer presente por:  Daniel, Izac, João Paulo, João Vitor, Gabriel e Samuel
Estão presentes em cada um de nós.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sem-Terras.


Em 17 de Abril de 1996, assistia ao telejornal, não me lembro de qual emissora, quando veiculado a noticia do confronto que estava acontecendo entre a Policia Militar do Pará e os manifestantes do Movimento Sem Terra, resultado do confronto, 21 trabalhadores rurais do movimento sem terra foram massacrados, o Pará todo assistia estarrecido a noticia do massacre do Eldorado do Carajás – na Curva do S.
No dia seguinte movimentos sociais todos foram para as ruas pedindo justiça, começava ai uma grande mobilização social para que os mandantes do massacre fosse condenado e presos, só após seis anos de luta em 2002 começava o julgamento dos acusados que ordenaram esse massacre, foram condenados a 158 anos de prisão, recorram em todas as estâncias, em liberdade, um deles já se apresentou hoje e está preso.
A justiça começou a ser feita, pois 21 pessoas foram massacradas e ainda ninguém havia sido preso, não que com essa prisão iremos te-los de volta, mais pelo menos temos a sensação que a justiça será feita, a dose pequenas, pois um dos  mandante continua solto e sorrindo, nem sentou no banco dos réu.
Justiça para todos aqueles que são covardemente massacrados, vitimas do sistema excludente em que vivemos, onde estão exterminando, pobres, negros e trabalhadores.
Se no futuro eu não mais existir, me encontre no passado, pois lá estarei presente” frase de João Paulo – vitima da chacina de Icoaraci.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Investimento em Segurança Pública.



 É comum que o Governo do Estado, não só do Pará, mais do Brasil todo, afirmar que ao comprar os equipamentos como: carro, motos, armas e construção de delegacias, presídios, seja investimento em segurança pública, o que é diferente, o investimento em equipamentos e construção não pode ser de forma alguma confundindo com política de segurança pública, embora também seja importante. E o mais importante não podemos achar que a repressão, o armamento ostensivo seja solução para todos os nossos problemas em relação à Segurança Pública.
                Ontem (02/05/2012), o Governador Simão Jatene entregou no HANGAR, carros, viaturas, equipamentos de segurança, e, ainda entregou o Plano de Gestão Estratégica de Segurança, tenho muita curiosidade em ler esse tal plano, para saber se está incluído nele ações educativas e preventivas.
E as reforma nos presídios, que segundo o Ministério Público Estadual, estão sem condições de abrigar os presos. É necessário que os detentos realmente tenham uma política de ressocialização, um Projeto de inserir os ex-presidiarios no mercado de trabalho, algo que foi tão debatido em durante sua campanha eleitoral, mais esquecido em seu governo. Cadê a Fábrica Esperança que foi propagandeado como a solução para todos os problemas em relação ao inserir os ex-presidiarios no Mercado de Trabalho.
                                Todo esse investimento custou aos cofres públicos uma quantia de 11.779.980, não que esses equipamentos não sejam necessários, como já disse anteriormente, mais se a metade desse recurso fosse investida em prevenção, em uma política séria  de segurança pública, como uma política de ressocialização, de inclusão dos ex-presidiario no mercado de trabalho, de educação nas escolas, com certeza o investimento teria um retorno mais demorado, mais com um efeito melhor, o que vimos diariamente, não são políticas de governo e sim políticas partidárias, que acabam fazendo uma ação como essa vire  um verdadeiro circo para imprensa.
Se estiver sendo necessária a compra de mais viaturas, armas, construções de presídios então não estão reduzindo nenhum índice, ao contrario estamos aumentando todos esses índices, o Poder Público está com um pavio de pólvora prestes a explodir que se chama A SUPER LOTAÇÃO DO SISTEMA CARCERARIO – a qualquer momento o sistema vai parar. O que vai acontecer? Rebeliões, greves, assassinatos ou execuções nesses presídios.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Brasil está parado no século 19.

O Brasil está parado no século 19, segundo o Instituto TRATA BRASIL, em relação a Saneamento Básico. os dados ainda revelam que 55,5% da população brasileira não estão ligadas a qualquer tipo de rede de esgotos não tratados, continuam poluindo rios, igarapés e oceanos.
Segundo o Instituto Trata Brasil ainda diz que nossos governantes não estão aptos a gerenciar grandes projetos  de Saneamento Básico, uma vez que esses Projetos não saem do Papel.
Vivemos em um país de contradições, quando o Governo Federal anuncia um grande crescimento econômico e tem prefeitos em Brasil que não estão preparados para gerenciar esses projetos que são de fundamental importância para a qualidade de vida da população, uma questão de saúde pública.
As eleições Municipais estão na portas, devemos escolher governantes que tenham competência para não só gerenciar esses projetos, mais ter políticas de Educação Sanitária, ambiental, investindo nos valores, fazendo com que o povo tenha uma qualidade de vida melhor.
Leila Rosa Palheta.

Retorno!

Após um sem postagens retornamos e pedimos desculpa por ficar tanto tempo ausente dos teclados.
Mais foi só do teclado, pois a ONG ICOARACI PERIFERIA está a todo vapor.