quarta-feira, 4 de maio de 2011

' A Lei Maria da Penha e as autoridades"

Todos os dias ao ler os jornais locais nos depararamos com mulheres que apanham quase que diariamente de seus maridos, na maioria das vezes são cruelmente espancadas, humilhadas e até torturadas dentro de seu próprio lar, na frente de filhos, vizinhos.
                Hoje, 04/05/2011) ao ler o Jornal Diário do Pará, Caderno Polícia, pag. 8, me deparo com a manchete “Jason vive apesar das facadas nas costas” uma mulher de apenas 18 anos, relata que sempre apanhou do companheiro,  vive com ele há vários anos, cansada de apanhar, resolveu reagir e está presa.
                A vitima tem apenas 18 anos e pelos relatos já vive há algum tempo com o companheiro, a policia sempre foi chamada para  interferir, logo fica  provado que foi em legítima defesa, mas a jovem mulher se encontra presa por tentativa de homicídio, de vitima vira acusada, onde está a Lei Maria da Penha?
                A violência gera violência, não podemos incentivar essa atitude, mais essa situação deve mudar, essa moça deve sim responder pelo que fez, mas o companheiro dela também!

quarta-feira, 27 de abril de 2011


Mas uma vitima da violência desenfreada que está tomando conta de nossas escolas. o Bullying, termo usado para designar perseguição, violência física e até mesmo discriminação que algumas crianças e jovens sofrem nas escolas.
                Pesquisas revelam que o bullyng, que até pouco tempo era visto como simples brincadeiras podem desencadear problemas sérios em suas vitimas, levando até ao suicídio, baixa auto-estima, acarretando sérios problemas psíquicos aos alunos vitimas.
                Esse fenômeno social que vem ocorrendo em nosso Estado deve ser combatido não só na escola, mas também dentro de casa, cabe a nós observar se nosso filhos são vitimas  ou são os autores do bullying.
                Segue abaixo matéria  Publicada no Diário do Pará  05/04/2010.
               
Bullying”: violência cresce nas escolas do Pará
Pais têm e observar que suas crianças podem não apenas ser vítimas, mas também agressoras
Para os mais desavisados pode até parecer brincadeira de criança. Mas não é. Uma pesquisa nacional levantada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2009, revelou que pelo menos 990 alunos das redes pública e particular de ensino,  em Belém e Ananindeua, já sofreram ou sofrem com o bullying, um tipo de violência física e psicológica de caráter repetitivo e baseado na desigualdade de poder entre vítima e agressor. Geralmente, ambos são adolescentes a partir de 12 anos, mas pode ter origem ainda na infância.
 “Antes de tudo é preciso entender que o bullying é um fenômeno mundial, com vinte anos de estudos e que não se restringe ao ambiente escolar. Na psicologia, inclusive, há estudos que o comparam ao assédio moral, que ocorre largamente dentro das empresas. No caso do bullying, geralmente começa com a atribuição de apelidos e xingamentos que podem virar agressão física por parte de uma pessoa ou um grupo”, resume a psicóloga e orientadora pedagógica de uma escola particular de Belém, Érica Pimentel.
Os sintomas são muito sutis, pois comumente agressor e vítima não têm consciência que estão praticando ou sofrendo violência. Segundo a psicóloga, a mudança repentina de comportamento e a resistência em ir à escola podem ser indícios do bullying. “O agressor pode se tornar um delinqüente e a vítima, maníaca depressiva. Se isso não for tratado a tempo, a auto-estima pode ser afetada pelo resto da vida ou virar um ciclo vicioso, onde vítima vira agressor. Ou seja, ambos estão sofrendo”, afirma Érica.

FORMAÇÃO
O termo é novo, mas a violência é antiga. A pedagoga Ana Cláudia Vallinoto destaca a família como responsável pela formação da criança ao lado da escola, portanto esta relação deve estar bem. “Os agressores já apresentam algum desvio emocional dentro de casa e a escola é o ambiente onde ele externa essa condição, o que pode vir a se tornar o bullying. Já as vítimas são pessoas normais. Isto é, não necessariamente precisam  ter alguma deformidade ou característica que sirva de deboche ou perseguição”, esclarece.
Além de observar e detectar o problema cedo é preciso fazer com que pais ou responsáveis admitam que suas crianças podem não apenas estar sofrendo, mas cometendo as agressões. “Algumas vítimas conseguem se livrar sozinhas, outras não. O mesmo vale para a necessidade de terapia. No caso dos agressores, estes precisam de tratamento o quanto antes e é justamente aí que está o problema. Muitos pais, além de não perceberem, não querem aceitar, o que faz necessário as escolas os incluir nas atividades para sanar o problema”, aponta Ana Cláudia.
Bullying
COMO PERCEBER
- Comporamento alterado;
- Dificuldade na adaptação;
- Tendência ao isolamento;
- Marcas de violência pelo corpo.
O QUE FAZER
- Conversar e, principalmente, ouvir os filhos sobre o assunto;
- Conversar com a escola e procurar orientação especializada.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Idosa é espancada e estuprada em assalto.www.diariodopara.com.br

É triste a matéria publicada no Caderno Policia do Diário do Pará – pag. 06 (25/04/2011), onde um grupo de jovens, inclusive adolescente, barbarizaram com um casal de idosos, como se já não bastassem a violência do roubo, a idosa ainda foi violentada sexualmente, até onde vamos ter que suportar toda essa violência!
Os jovens além de serem as principais vitimas da violência desenfreada, ainda são os que causam violência de grandes proporções, gerando  inclusive uma revolta generalizada entre a população,  que acredita que  a Juventude está perdida.
Não podemos de forma alguma aceitar esse tipo de violência cometida por esses jovens, mais também não podemos desistir de nossos jovens, sei que é uma situação revoltante, humilhante, mais ainda acredito que o futuro  do Brasil depende das crianças, por isso Criamos a Entidade Icoaraci Periferia Viva! Onde vamos trabalhar com crianças de 02 a 12 anos, que estão em uma situação de risco social, pois essa idade é ideal par que possamos evitar que entrem nesse ciclo de violência, que muitas vezes vem junto com a miséria, estamos fazendo nossa parte, faça a sua!

terça-feira, 22 de março de 2011

Vote!

Eleições para Conselheiro Tutelar.
            No mês de abril haverá eleições para Conselheiro Tutelar aqui em Icoaraci e em outros bairros de Belém.
            Um pleito muito importante, mais pouco pessoas votam, pois não é obrigatório, mais os Conselheiros eleitos terão o compromisso nos próximos três anos de defender os Direito da Criança e do Adolescente.
            Devemos todos participar desse ato de cidadania importante para a preservação e o exercício da democracia, elegendo pessoas comprometidas com o futuro do país.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tragédia Nuclear!


Tragédia no Japão



     O Japão está sofrendo uma das grandes catástrofes causada pelo terremoto  que abalou o país, devastando bairros inteiros, com vitimas ainda incontáveis e  está convivendo  ainda   com explosão ocorrida  nas usinas nucleares, principalmente pela Usina Nuclear Fukushima Dalichi, que conforme noticiários , a radiação está a cima do normal, deixando em pânicos toda a cidade e já causando êxodo rumo ao sul do país ou em alguns casos para o exterior
Não podemos deixar de nos solidarizar com mais essa tragédia que abala não só o Japão, mais todo o mundo, uma vez que também temos usinas nucleares espalhadas por vários países, inclusive aqui no Brasil, o debate está posto.

terça-feira, 15 de março de 2011

A saúde agoniza em Belém.

A Saúde Pública em Belém é caso de policia. Os postos de saúde   estão sem médicos, remédios. No carnaval foi um verdadeiro festival de negligencias, não havia médicos de plantão, postos estavam fechados, médicos, acreditem estavam de atestado médicos, só adoecem em feriados prolongados, pelos menos é assim aqui em Icoaraci.
Entra prefeito e sai prefeito e o descaso com o povo continua, a população que realmente precisa dos postos de saúde, são as que mais sofrem, passam meses para conseguir uma consulta especializada e quando conseguem a situação se agravou e há necessidade de outro atendimento e sim vai passando o bloco da incompetência, pessoas morrem esperando uma consulta.  

sexta-feira, 11 de março de 2011

Morto por Engano.

É com grande pesar que este blog se solidariza com a família do estudante  Helivelton Barros Freitas,  www.diariodopara.com.br que foi brutalmente assassinado em frente a sua casa, na rua 15 de Agosto conhecido como ( 4ª rua) , infelizmente os jovens são as principais vitimas de execuções  no Distrito de Icoaraci, esse caso em particular causa revolta, pois a vitima foi confundida com outro jovem e morre de forma covarde e brutal, deixando toda a comunidade  revoltada.
Esperamos sinceramente que as autoridades cumpram o seu papel prendendo o autor desse assassinato brutal, apesar de que sabemos que como se trata de um rapaz pobre, negro, logo a policia vai esquecer o caso, e Helivelton se tornara mais um número dentro das estatísticas. Agora se Helivelton fosse policial ou filho de policial, com certeza já havia uma caçada em busca do assassino.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Violência Doméstica.

A cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas.

Essa triste realidade foi constatada pela Fundação Perseu Abramo. WWW.fpa.org.br, em recente pesquisa Mulheres Brasileiras nos espaço Público e Privado, revela dados chocantes sobre a violência doméstica, em um país onde se elegeu uma mulher para Presidente da República.
                Violência domestica, é um problema social, de saúde pública, por isso requer políticas públicas especificas.
                Aquele ditado que briga de marido e mulher ninguém mete a colher, deve ser esquecido,  você deve denunciar a violência domestica.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

III Parte – Tráfico de Mulheres.

III Parte – Os Grandes Projetos na Amazônia e o tráfico de mulheres.

Os grandes Projetos Amazônicos que foram e são criados para o desenvolvimento da Amazônia são fertilizantes para alimentar a rede de tráficos de pessoas para fins de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes.
O desenvolvimento cultural, econômico que em tese esses grandes projetos originariam para a Região (especifico o Pará), na verdade o que vem acontecendo é que esses projetos, quando muito trazem, exploram nossas riquezas e se beneficiam da população, com empregos que exigem grande esforço físico e baixos salários, produzindo volumosos bolsões de pobreza humana, contribuindo assim para a inclusão dos povos de nossa  região  para pobreza material e intelectual.
A população passa a ser mera platéia desse desenvolvimento, que só traz lucros e desenvolvimentos para os investidores desses projetos, sem ter proveito algum e em geral são obrigados a abandonar suas terras, seus familiares e suas culturas, pois são retirados de suas terras e empurrados para as construções de favelas.
É assim que as mulheres do Pará tornam-se subserviente aos seus dominadores, os senhores do tráfico, seus donos, seus algozes.
Essas mulheres são forçadas a viverem em situações desumanas e sofrem com seus torturadores que andam soltos sem serem incomodados.
Não se pode calar diante desse crime tão hediondo, o Icoaraci Periferia denuncia e pede providencias, para salvar essas mulheres, crianças e adolescentes que estão sob o poder dessa quadrilha bem articulada que conduz esse crime há séculos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tráfico de Pessoas

II Parte: O testemunho.
                Sou mulher, negra, pobre, tenho o ensino fundamental incompleto, filha de lavadeira, moro  na periferia de Icoaraci, aos 27 anos, me acho em plena terceira idade, fui  mercadoria fácil para o tráfico de pessoas, faço parte da estatística, não sou ninguém, fico esquecida pelas autoridades.
                Meus sonhos foram roubados,  minha inocência  leiloada,  não tenho rosto, meu rosto é a capa do sofrimento, escapo por entre a madrugada, como fugindo de um crime, eu era a vitima, mais passo de vitima a criminosa, sou procurada.
                Sou Maria, Vânia, Socorro, Carla, Daniela, Juliana, peço socorro, sou mulher, sou escrava do sexo, sou criança... Peço socorro!!!
                Tento reconstruir minha vida, mais o que sobrou de mim?

sábado, 19 de fevereiro de 2011

I Parte – A denúncia.

O comercio lucrativo de tráfico de Pessoas.
  O tráfico de seres humanos, não é somente um problema brasileiro, mais um fenômeno  mundial, que tem sido vivenciado por milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo.
(InfoJovem ).
                Ainda somos surpreendidos pelo tráfico de seres humanos, prática que vem sendo desempenhada há vários séculos, sempre com o mesmo objetivo: lucro, lucro, lucro.
                Mulheres são iludidas com promessas de vida melhor, de um bom emprego e quem sabe de conhecer um marido rico e assim tornam-se  escravas do sexo, escrava de seus senhores, perdendo sua dignidade.
                O comércio inescrupuloso, a oferta de mulheres para a consumação do sexo, está em plena expansão, que cresce em proporções alarmantes, sem que haja efetivamente, uma política para se combater esse câncer social.
                Mulheres – meninas, meninas – mulheres, dos 13 aos 18 anos, são as principais vitimas da vitrine do sexo, obrigadas a praticarem sexo, com mais cinco parceiros por noite, em algumas situações sem a proteção de camisinha, expostas a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.
                No Pará essas mulheres são traficadas de vários bairros de Belém, mais no Distrito de Icoaraci, na periferia, são presas fáceis, num mercado que acompanha a Globalização, a escravidão moderna.
                A grande maioria das mulheres traficadas são enviadas para o Suriname, mais também para  a Holanda e Caena (Guiana Francesa).
                Não se pode calar diante da mais cruel violação dos Direitos Humanos.

Mulher de Luta!

Parabéns a Senadora Marinor Brito Psol/Pa, mostrou a que veio, propôs a criação de uma CPI mista (Câmara e Senado) para investigar denúncias de tráfico de seres humanos, que atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas e e movimenta  em torno de  de US$ 32 bilhões por ano, um comércio lucrativo, que desafia as autoridades, sendo um dos crimes mais perverso da violação dos Direitos Humanos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O desafio da Educação no Pará!









A  Educação é uma das áreas mais criticas para o desenvolvimento do Estado, em conseqüência para o seu crescimento intelectual, há uma grande tendência entre os políticos da Região e da sociedade em geral que: Políticas públicas para a educação é tão somente construção de novas escolas – conseqüentemente novas vagas serão criadas e o aumento do piso salarial para os professores, nessa ordem.
Mais esse quadro-ciclo não é suficiente para a melhoria da qualidade da educação no Estado, essa discussão deve ser mais profunda, em busca das raízes dessa grave chaga que toma conta do Sistema Educacional do Pará. (quero me deter somente na avaliação do Pará,  embora a discussão seja nacional).
O baixo nível  de formação dos professores por exemplo, é um tema que deve ser incluído na pauta de prioridades do sistema educacional, devemos nos perguntar:  Que professores temos? E quais os professores que queremos? Ainda há professores que acham que ensinar é encher o quadro de texto e deixar o aluno copiar.
Há necessidade que haja professores preparados para o combater  todo o tipo de discriminação, de ter a capacidade de perceber as desigualdades econômicas e sociais da comunidade escolar e de seu entorno.
O corpo docente e os profissionais que trabalham na escola devem ter a capacidade para promover a construção do processo democrático e de formar indivíduos críticos, capazes de participar da vida política do estado, não só votando, mais sabendo eleger políticos sérios, comprometidos com a transformação e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A Escola deve ser um espaço aberto à diversidade cultural, fecundo para a democracia, conseqüentemente haverá inclusão social.
Mais essa realidade vai mudar na Periferia de Icoaraci, aguarde!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Esse Rio é Minha Rua!












Estamos no período de chuvas intensas, amanhece e anoitece chovendo, a casa fica úmida, as crianças adoecem mais rápido, a gripe se prolifera e com ela a Dengue, a tão temida Dengue, que agora tem   uma mutação tipo quatro, que conforme noticiário, sua porta de entrada foi  aqui em Icoaraci, ficamos sabendo através da imprensa, tão sério a situação, mais a  Unidade Básica de Saúde de Icoaraci, não faz uma campanha de esclarecimento, o Hospital Abelardo Santos segue da mesma forma, somente cartazes nos postos de saúde dão o alerta, como se isso bastasse para esclarecer o povo, para evitar mortes de inocentes.
                 A falta de drenagem, limpeza adequada dos igarapés e recolhimento inadequado de lixo, vem deixando moradores em alerta, são casas que enchem pessoas que perdem tudo, além dos bens materiais, perdem o a dignidade, todos os anos a sena se repete, as ruas viram verdadeiro rios – esse rio é minha rua – minha e tua!
                Aqui na Periferia de Icoaraci, é assim, todos ficamos chafurdando na lama e os políticos chafurdando na corrupção.
                Icoaraci Periferia Viva vai mudar esse cenário!


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FESTIVIDADE DO GLORIOSO SÃO LAZARO.

FESTIVIDADE DO GLORIOSO SÃO LAZARO



       Encerrou-se neste domingo  a Festividade de São Lazaro que está completando esse ano 57 anos de tradição viva. Com inicio no dia 06/02 a 13/02/2011. Além de ser uma festa popular, é uma manifestação de origem católica.  O Mastro faz parte da parte profano vem atrás junto com várias pessoas, regado a machinhas de carnaval, a frente vem à procissão do Santo, entoando hino e rezando o terço, essa mistura profana e religiosa da um toque todo especial a tradição, que já existe há mais de meio século, uma demonstração viva de amor e fé, acontece aqui na periferia de Icoaraci.
     São Lazaro, foi ressuscitado por Jesus Cristo, após três dias de falecido, tido como um dos maiores milagres de Jesus Cristo, Ele é protetor dos enfermos e dos cachorros de rua.
      A Festividade de São Lazaro é a demonstração viva que na periferia de Icoaraci, não existe somente brigas, pobreza, marginalidade, mas está rica de cultura popular, o evento reúne uma série de programações, que misturam a religiosidade  e a cultura viva do povo.
            São 57 anos de cultura, de festa, de alegria, com a participação ativa da comunidade local, entre a parte profana e religiosa, durante toda a semana, houve a ladainha, festas, um banquete foi servido para os cachorros de rua, com levantamento do mastro e hoje culminaram com a derrubação do mastro de São Lazaro, brincadeiras com as crianças, tudo isso acontece sem a participação do Poder Público, famílias inteiras trabalham todos os anos para manter viva a cultura popular, há um barracão da festividade, que vem passando de geração em geração na mesma família.
            Aqui na Periferia de Icoaraci não há  nenhum patrimônio público para ser tombado, logo também não há a segurança, nem banheiros químicos, o que há é a união dos moradores para manter viva essa tradição do Glorioso São Lazaro, a imprensa não ficou voltada para cá, mais isso não impediu de que a festividade ocorresse esse ano, esse sim é um patrimônio vivo que o povo mantém há 57 anos.







segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Acontece aqui na Periferia de Icoaraci.

Residencial Mestre Verequete, retrato do abandono!

O Conjunto Residencial Mestre Verequete foi inaugurado em janeiro de 2010 e até hoje, um ano após sua inauguração ainda não há coleta seletiva de lixo, as famílias que foram remanejadas de áreas de palafitas, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, onde não havia coleta de lixo, ainda não há, embora agora não haja a desculpa que moram em palafitas,   mais continuam sem saneamento básico adequado, sem coleta de lixo, sem segurança, os portes com a iluminação pública, não funcionam, sem contar com o estacionamento irregular dos caminhões na rua em frente ao conjunto, colocando em risco a vida dos pedestres e felicitando a violência sexual, conforme denuncia neste blog e no Diário do Pará,  (coluna Do Elias - Boleias do sexo)  a Prefeitura se recusa a entrar no Residencial, diz que não foi comunicado pelo Estado sobre a inauguração, o estado se defende dizendo que já informou, enfim quem sofre é o povo.
 Sem contar que ainda hoje os correios não entra também no Residencial, os moradores tem que ir à agencia do Correio local para retirar suas correspondências, um verdadeiro desrespeito ao povo.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A casa está caindo!

É vergonhoso o mar de lama que está sendo desbaratado pela Policia Federal que vai do simples tráfico de influencia ao pagamento de propina para políticos locais e funcionários públicos da SEMA para a liberação de processos dentro do órgão.
       Enquanto que na Periferia de Icoaraci, estamos afundando literalmente na lama e nossos políticos estão enchendo o bolso com dinheiro público, chafurdando na lama da corrupção.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Na Rota da Prostituição.

Rua 15 de Agosto (conhecida como 4ª Rua) e Rua do Cruzeiro, no Distrito de Icoaraci, em Belém,  são pontos de grande movimentação de caminhões de carga. Nesta última está localizada a empresa de Transportes Marítimos J. Sabino, colocando em risco a vida de muitas crianças, uma vez que nesta artéria foram inaugurados dois residenciais e mais um a ser inaugurado ainda esse semestre, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Os caminhões são estacionados no meio da rua, onde não há nenhuma sinalização ou fiscalização por parte dos órgãos competentes; a empresa, por sua vez, não toma qualquer providencia no sentido de construir um local adequando para o estacionamento conforme prevê o Plano Diretor Urbano da capital.
É comum observar que no final da tarde várias meninas em idades variadas se aproximando desses caminhoneiros. Logo são convidadas a entrar na boléia dos veículos. Está armado o cenário para o assédio e para a prática de violência sexual contra crianças e adolescentes indefesas.
A falta de iluminação pública adequada e a completa ausência dos órgãos fiscalizadores amplificam a situação de risco, tornando aquelas crianças presas fáceis das inúmeras quadrilhas de exploração e prostituição infanto-juvenil que atuam livre e impunemente.
Até quando vamos conviver com essa situação vergonhosa?
Estamos perdendo nossas filhas, não só para a prostituição, mas para toda uma rede de mazelas sociais, através do álcool e outras drogas, submetidas à gravidez precoce e expostas à doenças sexualmente transmissíveis, notadamente à Aids. É uma geração inteira entregue ao  ciclo da pobreza, da miséria humana, que não apenas material, mas vai se tornando miséria da própria alma.

Icoaraci Periferia Viva!

      Este blog  tem como objetivo, denunciar, propor e debater com voce todas as dificuldades da Periferia de Icoaraci, por isso não tenha medo, seja audacioso, dei um pitaco, compartilhe, de sugestão de manterias que vamos responder.