terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FESTIVIDADE DO GLORIOSO SÃO LAZARO.

FESTIVIDADE DO GLORIOSO SÃO LAZARO



       Encerrou-se neste domingo  a Festividade de São Lazaro que está completando esse ano 57 anos de tradição viva. Com inicio no dia 06/02 a 13/02/2011. Além de ser uma festa popular, é uma manifestação de origem católica.  O Mastro faz parte da parte profano vem atrás junto com várias pessoas, regado a machinhas de carnaval, a frente vem à procissão do Santo, entoando hino e rezando o terço, essa mistura profana e religiosa da um toque todo especial a tradição, que já existe há mais de meio século, uma demonstração viva de amor e fé, acontece aqui na periferia de Icoaraci.
     São Lazaro, foi ressuscitado por Jesus Cristo, após três dias de falecido, tido como um dos maiores milagres de Jesus Cristo, Ele é protetor dos enfermos e dos cachorros de rua.
      A Festividade de São Lazaro é a demonstração viva que na periferia de Icoaraci, não existe somente brigas, pobreza, marginalidade, mas está rica de cultura popular, o evento reúne uma série de programações, que misturam a religiosidade  e a cultura viva do povo.
            São 57 anos de cultura, de festa, de alegria, com a participação ativa da comunidade local, entre a parte profana e religiosa, durante toda a semana, houve a ladainha, festas, um banquete foi servido para os cachorros de rua, com levantamento do mastro e hoje culminaram com a derrubação do mastro de São Lazaro, brincadeiras com as crianças, tudo isso acontece sem a participação do Poder Público, famílias inteiras trabalham todos os anos para manter viva a cultura popular, há um barracão da festividade, que vem passando de geração em geração na mesma família.
            Aqui na Periferia de Icoaraci não há  nenhum patrimônio público para ser tombado, logo também não há a segurança, nem banheiros químicos, o que há é a união dos moradores para manter viva essa tradição do Glorioso São Lazaro, a imprensa não ficou voltada para cá, mais isso não impediu de que a festividade ocorresse esse ano, esse sim é um patrimônio vivo que o povo mantém há 57 anos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário