sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O desafio da Educação no Pará!









A  Educação é uma das áreas mais criticas para o desenvolvimento do Estado, em conseqüência para o seu crescimento intelectual, há uma grande tendência entre os políticos da Região e da sociedade em geral que: Políticas públicas para a educação é tão somente construção de novas escolas – conseqüentemente novas vagas serão criadas e o aumento do piso salarial para os professores, nessa ordem.
Mais esse quadro-ciclo não é suficiente para a melhoria da qualidade da educação no Estado, essa discussão deve ser mais profunda, em busca das raízes dessa grave chaga que toma conta do Sistema Educacional do Pará. (quero me deter somente na avaliação do Pará,  embora a discussão seja nacional).
O baixo nível  de formação dos professores por exemplo, é um tema que deve ser incluído na pauta de prioridades do sistema educacional, devemos nos perguntar:  Que professores temos? E quais os professores que queremos? Ainda há professores que acham que ensinar é encher o quadro de texto e deixar o aluno copiar.
Há necessidade que haja professores preparados para o combater  todo o tipo de discriminação, de ter a capacidade de perceber as desigualdades econômicas e sociais da comunidade escolar e de seu entorno.
O corpo docente e os profissionais que trabalham na escola devem ter a capacidade para promover a construção do processo democrático e de formar indivíduos críticos, capazes de participar da vida política do estado, não só votando, mais sabendo eleger políticos sérios, comprometidos com a transformação e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A Escola deve ser um espaço aberto à diversidade cultural, fecundo para a democracia, conseqüentemente haverá inclusão social.
Mais essa realidade vai mudar na Periferia de Icoaraci, aguarde!

2 comentários:

  1. Tendo que concordar com essa educação escolar vergonhosa, os professores tambem são grandes responsaves pelo aprendisagem, sendo que eles hoje ja não estao nem ai so sabem trabalhar em cima de trabalho e os alunos vão ate a internet copiam e mandão imprimir avaliação de sala de aula que é bom danise os alunos que eles ja estão formados.

    ResponderExcluir
  2. temos de tomar cuidado com nossos dedos e principalmente quando o utilizamos para apontar problemas e responsaveis. Os problemas relacionados a educação são históricos não apenas no Brasil. Vivemos em condições dificeis de vida, somos torturados pelas coisas que não podemos mudar e nossos corações se enchem de orgulho diante da simplicidade de nossa luta. Sinceramente sou meio louco, pois eu não quero um mundo melhor. Um mundo melhor não precisa de mim. Isso não significa que eu seja feliz com o mundo que existe. Esse foi o mundo que construiu meus ideais e que ergueu os pilares de minha personalidade. Pensei durante anos a cerca deste projeto ontológico, que chego a temer minhas decepções. Mas, quando uma criança te abraça e diz: "tio, se o senhor fosse meu pai o senhor ia embora", ela arranca de ti uma lagrima que você achava que não tinha. Só as crianças conseguem isso.

    ResponderExcluir